Todos os anos, o Dia Mundial da Retina é celebrado para aumentar a conscientização sobre as doenças que acometem a retina. Das doenças com maior impacto na acuidade visual, especialmente entre os mais idosos, estão a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMI) e a Retinopatia Diabética.
Os desafios colocados pela DMRI e pela Retinopatia Diabética serão abordados em palestra pela Dra. Eliana Pires na primeira edição do World Retina Day – Curso Médico Acadêmico da LIOF Medcampo. Promovido pelo Centro Universitário Campo Real, o evento acontece no dia 29 de Setembro, a partir das 19h, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Doenças da retina: realidade para 3 milhões de brasileiros com mais de 50 anos.
De acordo com a Associação Retina Brasil, uma a cada 4 mil pessoas tem alguma doença relacionada à retina no Brasil, sendo a DMRI e a Retinopatia Diabética entre as mais comuns.
A DMRI resulta de uma degeneração na mácula (área central da retina responsável pela visão central) e aparece de duas formas diferentes: seca ou úmida. A segunda maneira é responsável pelos casos mais graves da doença, podendo resultar em perda de visão.
Já a Retinopatia Diabética resulta das alterações de vasos sanguíneos causada pela diabetes. O resultado é a má circulação do sangue na retina, com possível perda da nitidez da visão e até cegueira.
Por isso é tão importante fazer consultas regulares ao oftalmologista, de preferência todos os anos, a partir dos 40 anos de idade.