Retinopatia Diabética | Centro Oftalmológico Guarapuava

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma complicação vascular da retina provocada pelo diabetes mellitus, uma síndrome complexa e progressiva em que o corpo não consegue processar e fazer o uso correto dos alimentos, especialmente os açúcares. O organismo deixa de produzir o hormônio insulina e essa insuficiência ocasiona diversos problemas de saúde, inclusive nos olhos. Quando não tratada, a retinopatia diabética pode levar à cegueira.

Tratamento

O exame para detecção da retinopatia diabética tem importância central no contexto de rastrear as alterações dos vasos sanguíneos dos olhos. O controle do diabetes é realizado através do acompanhamento glicêmico constante, dieta adequada, manutenção do peso ideal e administração de pílulas hipoglicemiantes e insulina, sempre com acompanhamento de um endocrinologista.

O acompanhamento periódico com o oftalmologista é essencial para tratamento de lesões oculares que não produzem sintomas em fases iniciais, pois quando os olhos emitem esses alertas, a condição vascular já pode estar comprometida.

O tratamento oftalmológico é realizado com medicamentos de efeito anti-inflamatório potente, desenvolvidos especificamente para serem injetados dentro dos olhos (intra-vítreo) por médico oftalmologista especializado nessa técnica. Também pode ser necessário a complementação com fotocoagulação por raio laser, um procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz do laser.