DMRI | Centro Oftalmológico Guarapuava

DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade

A DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) é uma doença causada pela deterioração da porção central da retina (mácula), parte do olho que registra as imagens e as envia para o cérebro pelo nervo óptico. A mácula é responsável por focar a visão central, controlando a capacidade de ler, dirigir, reconhecer rostos ou cores e ver objetos em detalhes. Seu principal sintoma é a presença de uma área desfocada ou borrada perto do centro da visão, geralmente com perda de detalhes e fazendo linhas retas parecerem onduladas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a DRMI afeta entre 20% e 30% da população com mais de 65 anos. É a causa mais comum de cegueira central irreversível em pessoas da terceira idade.

Tratamento

A DMRI não tem cura. Existem dois tipos de DMRI: DMRI seca e DMRI úmida. Para a primeira, recomenda-se suporte nutricional feito pelo uso de complexos multivitamínicos específicos, mudança de hábitos alimentares e orientação quanto à exposição solar, evitando raios ultravioleta. Para a DMRI úmida, existem tratamentos com aplicação de medicamentos anti angiogênicos diretamente no olho e terapia fotodinâmica a laser. O importante é que o diagnóstico seja realizado o quanto antes e que as melhores opções para o paciente sejam definidas com a orientação e acompanhamento de um médico oftalmologista.