Compartilhe:
10 fev 21
Retinopatia diabética
Centro Oftalmológico de Guarapuava

O que é retinopatia diabética? Existe tratamento?

A retinopatia diabética é provocada pelo diabetes mellitus, uma síndrome complexa e progressiva em que o corpo não consegue processar e fazer o uso correto dos alimentos, especialmente os açúcares. O organismo deixa de produzir o hormônio insulina e essa insuficiência ocasiona diversos problemas de saúde, inclusive nos olhos.

São fatores de risco do diabetes a obesidade, excesso de peso, alimentação inadequada e fatores genéticos. Cerca de 5% dos brasileiros têm diagnóstico de diabetes e a doença afeta 21,6% da população acima de 65 anos. Estima-se também que 2,5% dos habitantes do país possuem a doença mas não têm conhecimento disso.

Os riscos da retinopatia diabética.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as que não portam a doença. A retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. Por isso a importância da detecção precoce.

Nas palavras da Dra. Eliana Pires, médica oftalmologista do Centro Oftalmológico de Guarapuava e coordenadora da Comissão de Prevenção à Cegueira de Guarapuava: “o exame para detecção da retinopatia diabética, que é uma complicação vascular da retina, tem importância central no contexto de rastrear as alterações dos vasos sanguíneos dos olhos. Um diabetes mal controlado pode levar a graves complicações, incluindo a cegueira. Por esse motivo, a boa aderência ao tratamento e uma atenção médica multidisciplinar se fazem necessários. O acompanhamento periódico com o oftalmologista é essencial para tratamento de lesões oculares que não produzem sintomas em fases iniciais, pois quando os olhos emitem esses alertas, a condição vascular já pode estar comprometida.”

As opções de tratamento da retinopatia diabética.

Quando não tratada, a retinopatia diabética pode levar à cegueira. O controle do diabetes é realizado através do acompanhamento glicêmico constante, dieta adequada, manutenção do peso ideal e administração de pílulas hipoglicemiantes e insulina, sempre com acompanhamento de um endocrinologista.

O tratamento oftalmológico da Retinopatia Diabética tem se mostrado mais eficaz quando utilizamos medicamentos com efeito anti-inflamatório potente, desenvolvidos especificamente para serem injetados dentro dos olhos (intra-vítreo) por médico oftalmologista especializado nessa técnica. Sua ação inicia logo após sua administração.

Também pode ser necessário a complementação com fotocoagulação por raio laser, um procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz do laser. O ideal é que o tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica com o médico especialista em Oftalmologia.

Marque a sua consulta preventiva no Centro Oftalmológico de Guarapuava pelos telefones (42) 3623-1771 e (42) 99913-1771 (WhatsApp).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marque a sua consulta •

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

    Fique tranquilo, não fazemos spam ;)
    Comece uma conversa

    Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

    A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.