Ceratocone | Centro Oftalmológico Guarapuava

Ceratocone

O ceratocone é uma doença progressiva que afeta a córnea de ambos os olhos, aumentando a sua curvatura de forma irregular e assumindo o formato de um cone. Esta alteração ocasiona a distorção das imagens, prejudicando a visão. É causada pela perda da resistência entre as fibras da córnea. Pode ter origem genética, traumática ou adquirido através do mal hábito de esfregar os olhos.

Tratamentos Cirúrgicos

Na fase inicial da doença, quando a visão começa a ser prejudicada, o tratamento geralmente recomendado para o ceratocone é a prescrição de óculos ou lentes de contato. Para solucionar os casos mais acentuados da doença, existem três opções de tratamento cirúrgico.

O Crosslinking da córnea pode ser uma boa alternativa para deter a evolução do ceratocone, pois evita a deterioração da visão. O procedimento fortalece as fibras de colágeno da córnea através de uma aplicação de Vitamina B2 e luz ultravioleta. Outra opção cirúrgica é o Anel De Ferrara, um procedimento a laser que melhora a esfericidade da córnea com o implante de um anel de acrílico, melhorando consideravelmente a qualidade visual do paciente. Em último caso, quando a patologia continua em progressão, se faz necessário o Transplante de Córnea.