
Glaucoma
Existem vários tipos de glaucoma, sendo que o mais comum é crônico de ângulo aberto. Em geral não apresenta sintomas, até que esteja muito avançado. É causada pela pressão elevada no olho e leva à destruição das fibras nervosas do nervo óptico, podendo causar alterações no campo visual. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, é muito importante o acompanhamento oftalmológico. Precisam ficar atentas as pessoas com histórico familiar da doença, acima de 40 anos, com miopia, diabetes ou doenças vasculares.
Tratamento
O tratamento clínico do glaucoma é realizado com colírios. Em alguns casos, é complementado pelo uso de medicamentos drogas de via oral. No caso do glaucoma crônico, que é o tipo mais usual, a administração dos colírios deverá ser feita durante toda a vida.
Existem também alternativas cirúrgicas que podem ajudar no controle da pressão ocular, como a utilização dos microtúbulos Instent Inject e Migs (Micro Incisional Glaucoma Surgery) ou a cirurgia a laser chamada trabeculoplastia (SLT).