24 jun 21
Olho seco

Olho seco e visão embaçada? Veja sintomas e tratamentos.

O olho seco é um distúrbio do filme lacrimal que ocorre devido à deficiência lacrimal ou à evaporação excessiva da lágrima. Todas as vezes em que piscamos (milhares de vezes por dia), é formada uma “cobertura” que lubrifica o olho, chamada de filme lacrimal. A síndrome do olho seco ocorre com o rompimento prematuro desse filme, deixando expostos à atmosfera o epitélio da conjuntiva e da córnea.

Os sintomas de olho seco, como a visão embaçada, podem ser uma manifestação de uma doença sistêmica, um grupo de diferentes doenças ou condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho, por baixa produção de lágrimas ou por má qualidade do filme lacrimal.

Além disso, os pacientes com olho seco são mais propensos a infecções potencialmente cegantes, como ceratite bacteriana e também a um risco aumentado de complicações após procedimentos comuns, como a cirurgia refrativa a laser.

Olho seco e visão embaçada? Veja sintomas e tratamentos

Os sintomas mais comuns da Síndrome do Olho Seco.

Fique atento aos seguintes sinais:

• Visão embaçada.
  • Secura nos olhos, como se houvesse areia ou ciscos no globo ocular.
  • Olhos vermelhos.
  • Ardência na região dos olhos.
  • Fotofobia.

Mais raramente pode acontecer um lacrimejamento constante, um reflexo do organismo com a finalidade de combater a superfície ocular doente.

Os tratamentos do Olho Seco.

O tratamento do olho seco depende da causa. O olho seco pode ser causado por doença inflamatória (vascular ou alérgica), condições ambientais (alergias, fumaça de cigarro, clima seco), desequilíbrio hormonal ou uso de lentes de contato. Distúrbios sistêmicos, como diabetes mellitus, doenças da tireoide, artrite reumatoide e lúpus também podem causar olho seco. Além disso, deficiência neurotrófica, cirurgia ocular anterior (como transplante de córnea, procedimentos de catarata e cirurgia refrativa) ou o uso de medicamentos que criam hipersensibilidade ou toxicidade no olho podem causar predisposição ao olho seco.

O tratamento do olho seco depende da causa e da gravidade da doença. Os substitutos lacrimais (colírios do tipo lubrificante ocular) são os tratamentos mais utilizados e geralmente eficazes. São utilizados para repor a camada aquosa deficiente do filme lacrimal e para diluir as citocinas inflamatórias. Para doenças mais graves, podem ser necessários outros procedimentos como a utilização de corticoides, antibióticos, tratamento com luz pulsada ou cirurgia.

Se você reconhece algum dos sintomas do Olho Seco, marque a sua consulta no Centro Oftalmológico de Guarapuava pelo telefone (42) 3623-1771 ou WhatsApp (42) 99913-1771.

Referência: Síndrome do Olho Seco, Mohammad-Ali Javadi, Sepehr Feizi, J Ophthalmic Vis Res. 2011 Jul; 6(3): 192–198.