O retinoblastoma é um câncer que acomete crianças pequenas, sendo mais comum em bebês, e aproximadamente 90% dos casos são descobertos abaixo dos cinco anos. Especialmente nos estágios iniciais, o retinoblastoma muitas vezes não apresenta sintomas visíveis ou perceptíveis aos pais, tornando-o difícil de detectar. Este é um tumor que se desenvolve na retina, na parte interna do olho.
Se diagnosticado rapidamente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura. Porém, de acordo com a Dra Eliana Pires (CRM 13614 /RQE 6128) o prognóstico não é tão bom se a doença estiver disseminada além do olho. ” O diagnóstico precoce do retinoblastoma, além de aumentar as chances de cura, pode preservar a visão e o olho da criança. Se diagnosticada tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte”, ressalta a Dra.
Com o intuito de auxiliar toda a população, a Dra Eliana Pires juntamente com o Centro Oftalmológico de Guarapuava disponibilizou uma cartilha de orientações e cuidados sobre o retinoblastoma. Basta acessar por meio do QR Code.

SINAIS DE ALERTA:
- Reflexo branco (Leucocoria), o famoso ‘olho de gato’
- Estrabismo
No olho com retinoblastoma, através da pupila, é possível enxergar uma mancha branca. Esse brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash. Em caso de suspeita da doença, procure um oftalmologista.