26 maio 21

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma afeta cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil. Por isso foi criado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença.

Uma doença “silenciosa” que evolui sem apresentar sintomas.

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular quando a produção do líquido interno do olho (que fica entre a córnea e a íris) e a sua drenagem estão em situação de desequilíbrio. O acúmulo de líquido dentro do olho comprime as células do nervo óptico. Essa pressão excessiva gera uma alteração nessas células, causando um dano irreversível das fibras nervosas e, por isso, a perda da visão.

Na maioria das vezes, a doença evolui de forma progressiva sem que o portador perceba, por isso é fundamental a realização do check-up oftalmológico. Diagnosticado, o glaucoma pode ser tratado através de administração de colírios, cirurgia a laser ou cirurgia de inserção de microtubos para estimular a drenagem e controlar a evolução da doença.

Previna-se! Marque a sua consulta anual de rotina.

De acordo com as estatísticas da OMS, 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de portadores de glaucoma precisam verificar com mais frequência a sua pressão intraocular. Porém, isso não quer dizer que a pessoa com histórico familiar de glaucoma irá realmente desenvolver a doença.

Além dos indivíduos que têm parentes com glaucoma e pessoas com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização do check-up oftalmológico.

Marque a sua consulta preventiva anual no Centro Oftalmológico de Guarapuava pelo telefone (42) 3623-1771 ou WhatsApp  (42) 99913-1771.