11 jun 21
Catarata

Tratamento de Catarata: como diferenciar do pterígio?

Uma das dúvidas mais comuns que os pacientes trazem para o nosso consultório é: como diferenciar a catarata do pterígio? A confusão começa por um sintoma do pterígio: aquela “carninha” que aparece na superfície dos olhos, em forma de asa, é uma invasão da conjuntiva bulbar modificada sobre a córnea.

Quando o pterígio aparece, muitas pessoas acreditam que se trata de catarata e a situação só é esclarecida na consulta com o Oftalmologista. Por isso, hoje, vamos mostrar as diferenças entre as duas doenças e como cada uma é tratada.

Causas e tratamento da catarata.

A catarata é uma doença que acomete o cristalino que fica dentro dos olhos. O cristalino funciona como a lente natural dos nossos olhos e é responsável pelo foco. Por isso a catarata embaça a visão, impedindo as pessoas de executarem tarefas comuns do dia a dia como ler, dirigir ou perceber a expressão das outras pessoas. Quando não é tratada, em casos mais graves, pode provocar a cegueira.

Diversas causas podem ser relacionadas ao desenvolvimento da catarata: hereditariedade, diabetes, consumo de álcool e tabaco, sedentarismo, obesidade, pressão alta, entre outras. A mais comum é o envelhecimento natural das células, que acontece durante a vida e fica mais evidente a partir dos 60 anos de idade.

Causas e tratamento da catarata | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

O tratamento da catarata é feito através da cirurgia, em que o cristalino do olho é substituído por uma lente chamada intraocular permanente.  O cristalino tem como função focar os raios de luz na retina, resultando em uma boa visão. Com o desenvolvimento da opacificação do cristalino causado pela catarata, a visão fica embaçada. Por isso o cristalino necessita ser removido durante a cirurgia e substituído por uma lente que é implantada dentro do olho definitivamente.

Quanto aos tipos de lentes intraoculares, podem ser implantadas lentes que apenas devolvam os graus do cristalino removido e o paciente vai continuar dependente dos óculos, ou podem ser implantadas lentes que corrijam a visão longe e intermediário (chamadas de foco estendido) ou lentes que corrijam a visão longe, intermediário e perto (chamadas trifocais ou multifocais de última geração). Para saber qual você pode usar, vai depender de exames específicos (alta tecnologia) que são realizados no pré-operatório para cirurgia de catarata.

Causas e tratamento do pterígio.

Pterígio é uma fina membrana fibrovascular do tecido da conjuntiva, em formato triangular, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, que surge na parte branca do olho. O pterígio pode progredir de forma lenta e parar de evoluir temporariamente, mas também voltar a se desenvolver a qualquer tempo e pode se estender até a córnea.

Causas e tratamento do pterígio | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

As causas para desenvolver o pterígio sãoesfregar as mãos nos olhos, exposição solar, poeira, acidentes com produtos químicos e traumas oculares em geral.

O tratamento, em uma fase inicial, é realizado através de colírios para aliviar os sintomas. Mas a única forma de remover esta fibrose que está invadindo a córnea e causando danos, é através de cirurgia.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Dra. Eliana Pires no Centro Oftalmológico de Guarapuava pelo WhatsApp (42) 99913-1771.