20 jan 21
Catarata

Como a catarata acomete os olhos?

A catarata é qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Como a catarata se desenvolve.

A catarata surge a partir da opacificação do cristalino, que é comumente chamado de lente natural do olho por sua natureza intraocular, disposta em camadas, responsável por regular o foco dos objetos.

Os sintomas da catarata são variáveis, porém os mais comuns são a diminuição progressiva da visão e vista amarelada ou nebulosa, como se os óculos estivessem sempre sujos ou embaçados. Vários fatores podem ser responsáveis ​​pelo desenvolvimento de catarata, dependendo da sua origem. Confira:

• Catarata senil: é o tipo mais comum de catarata e é provocada pelas alterações bioquímicas provocadas pelo envelhecimento natural do corpo humano. Cerca de 85% dos casos são considerados senis e aparecem a partir dos 50 anos de idade.
  • Catarata congênita: herdada dos pais, pode ser unilateral ou bilateral. Estudos documentam uma associação entre catarata congênita e a nutrição materna, além de infecções (toxoplasmose, rubéola ou varíola) durante a gravidez e deficiência de oxigenação causada por hemorragia placentária.
  • Catarata secundária: é o tipo de catarata que surge a partir de fatores externos como traumatismos, outras doenças (diabetes mellitus, hipoparatireoidismo), nível de toxicidade no organismo (corticoides tópicos e sistêmicos, cobre ou ferro), exposição a radiações, além de moléstias tipicamente oculares como uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma ou descolamento de retina.

Tratamentos e resultados esperados.

O tratamento recomendado para a catarata é uma cirurgia onde o cristalino será removido e uma lente intraocular é implantada para “fazer o foco”, que era a função executada pela “lente natural do olho”. Na maioria absoluta dos casos, a cirurgia restaura a visão de forma muito eficaz. Atualmente, o nível de sucesso do procedimento cirúrgico é muito alto, com a operação sendo realizada a laser, a anestesia através de colírios e uma recuperação pós-operatória rápida e indolor. Contudo, não podemos banalizar o procedimento cirúrgico que requer alguns cuidados no pós-operatório para contribuir com o sucesso.

Se você já passou dos 40 anos, não esqueça de marcar uma consulta preventiva de catarata senil no Centro Oftalmológico de Guarapuava: (42) 3623-1771 e (42) 99913-1771 (WhatsApp).