Compartilhe:
10 jan 21
Oftalmologia
Centro Oftalmológico de Guarapuava

A importância do check-up oftalmológico.

Os olhos são as nossas janelas para o mundo. A maravilhosa estrutura ocular é complexa e frágil, por isso merece cuidado constante. Além disso, o nosso sentido da visão é responsável por cerca de 85% das informações que obtemos externamente, com os outros 15% igualmente divididos entre os outros sentidos. Evitar a perda da visão, sempre que possível, é a missão do Centro Oftalmológico de Guarapuava. Por isso, hoje, vamos reiterar a importância do check-up oftalmológico para a sua saúde como um todo.

As doenças dos olhos no Brasil.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, vivem no Brasil cerca de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou poderiam ser tratados se detectados precocemente. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam ter mantido a visão caso tivessem recebido tratamento em tempo adequado.

Segundo uma pesquisa realizada com o apoio da Bayer Healthcare, feita pela organização Retina Brasil, cerca de 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Além disso, 42% não fazem visitas regulares, apenas procurando o especialista ao perceberem alguma alteração visual ou problema ocular. A catarata é a principal causa de cegueira, e o erro refrativo não corrigido, a principal causa de baixa visão. Essas duas condições são responsáveis por quase três quartos (74,8%) de todos os casos de deficiência visual.

Detecção precoce: a melhor maneira de tratar as doenças oculares.

Quando se trata de agendamento de consultas preventivas de saúde, os exames oftalmológicos muitas vezes são esquecidos ou não são colocados como prioridade. Os exames oculares são importantes pois cada olho é observado com aparelhos de última geração em busca de sinais de problemas oculares graves, como glaucoma, catarata, degeneração macular e descolamento de retina, entre outras condições.

Fazer exames oftalmológicos regulares, independentemente da acuidade visual, pode ajudar a detectar problemas oculares graves no estágio inicial, quando eles são mais tratáveis e as chances de sucesso, muito maiores.

Aproximadamente 60% das doenças que levam à cegueira são tratáveis quando diagnosticadas precocemente. Os exames de rotina realizados em clínicas oftalmológicas, como a avaliação da pressão intraocular, por exemplo, permite que o médico oftalmologista faça o diagnóstico de doenças que causam a perda progressiva da visão e que, se detectadas tardiamente, tornam-se muito mais difícil de desacelerar ou parar, levando a uma eventual cegueira.

Perfeito! Mas com qual frequência devo marcar os meus exames?

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a visita ao oftalmologista deve ser feita com frequência ao longo da vida, para identificar doenças silenciosas que não apresentam sintomas, como o glaucoma, por exemplo. Além do glaucoma, doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética também são silenciosas nas fases iniciais, a primeira atingindo pessoas com mais de 50 anos de idade, já a outra, sem restrição de idade, podendo atingir qualquer pessoa diabética. Essas doenças não exibem sintomas em seus estágios iniciais, porém, podem ser percebidas com exames de fundo de olho que vão desde o mapeamento da retina até exames como a Tomografia de Coerência Óptica. Os exames permitem que o médico perceba, antecipadamente, sinais de doenças e degenerações que até mesmo o próprio paciente, por vezes, nem sequer se deu conta. Mas lembre-se: o médico oftalmologista é o único capaz de detectar essas alterações.

Em todas as fases da vida precisamos visitar um médico oftalmologista, começando desde os primeiros dias de vida. As consultas devem se iniciar com recém-nascidos, no famoso Teste do Olhinho, para detectar quaisquer alterações oculares logo após o nascimento. Quando crianças, devem ser levadas para consultas com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Os pais também devem se manter atentos ao comportamento das crianças, levando-as com maior frequência, caso necessário. Para adolescentes, a cada dois anos, salvo em casos de sintomas ou baixo rendimento escolar, é suficiente para manter a saúde ocular em dia. Quando adultos, precisamos voltar a nos consultar uma vez por ano, e o mesmo ocorre para os idosos.

Essas frequências são recomendadas para visitas periódicas de rotina. Caso você apresente algum sintoma de patologia ocular, vá ao oftalmologista imediatamente. Visitando com regularidade um médico especialista evitamos sérias consequências, como a cegueira, por exemplo, que frequentemente pode ser evitada se prevenida com o acompanhamento médico.

Fique em dia com a sua saúde ocular. Marque o seu check-up oftalmológico com a Dra. Eliana Pires e toda a equipe do Centro Oftalmológico de Guarapuava pelos telefones (42) 3623-1771 ou WhatsApp (42) 99913-1771.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Um comentarista do WordPress

Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Marque a sua consulta •

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

    Fique tranquilo, não fazemos spam ;)
    Comece uma conversa

    Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

    A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.